Alunos participam do 1º Festival de Xadrez em Uberlândia

07:05 Unknown 0 Comments

por Cindhi Belafonte


Cerca de 100 alunos do ensino fundamental, com idade entre 6 e 14 anos, participaram, nesta sexta-feira (12), do 1º Festival Escolar de Xadrez no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe). O evento, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com a Superintendência de Juventude, visa encerrar as atividades do projeto Xadrez nas Escolas, que ensina o jogo a alunos da rede municipal de ensino em Uberlândia desde o início deste ano.
De acordo com o coordenador do projeto, Phelipe Johann, a prática desenvolve habilidades cognitivas nos alunos. “No jogo, eles aprendem a solucionar os problemas de maneira lógica e isso pode beneficiá-los na vida acadêmica, principalmente com a Matemática, que normalmente é a matéria de maior dificuldade”, afirmou. É o caso de Karolyna Silva Garcia, do 6º ano, que disse ter melhorado o seu desempenho na escola. “Consigo me concentrar mais e tenho menos dificuldade nas matérias.”

Breno Francisco Alves da Silva, do 4º ano, também destacou a importância do xadrez. Ele disse que a prática o ajudou em todas as disciplinas escolares. “Eu tinha dificuldade em Português, e, depois de começar a jogar xadrez, consigo entender mais esta matéria”, afirmou.

0 comentários: