Expectativas para 2011, política.
Depois de um ano de eleição o próximo ano promete mostrar muita coisa sobre a política nacional, a verdade é que o debate político no pleito de 2010 foi muito pobre, com diversas acusações pessoais, jogo sujo e até simulação de agressão.
Para 2011 o Blog Sem Idéia listou algumas expectativas:
DILMA
A nova presidente do Brasil sem dúvida é a maior expectativa para política em 2011, por mais que seu projeto seja de continuidade do programa de Lula, seu modo de fazer política parece ser bem diferente do "Paz e Amor" e ela vai ter que lidar com grandes problemas de cara.
O Primeiro é a baixa popularidade do congresso, mesmo sendo recém eleito ainda traz nomes poucos populares como Maluf e outros muito questionados como Tiririca. A governabilidade parece não estar comprometida com a grande quantidade de deputados e senadores da base do governo, mas estes próprios partidos da base é quem pode complicar.
Cabe a nova presidente uma série obras atrasadas no Brasil, mudar a política da Saúde Pública no Brasil, melhorar a péssima educação básica brasileira e tudo isso não pode esperar e começa agora.
PSDB
Depois de ser derrotado nas eleições de 2010 e com altos índices de impopularidade o PSDB vive um claro racha interno, de um lado Aécio Neves que defende a refundação do partido, já que alguns valores do mesmo foram perdidos no pleito deste ano, outros no partido são completamente contra no a refundação no partido.
A expectativa fica por saber qual será o papel do PSDB no próximo governo, se haverá a "Refundação" proposta por Aécio e como será o desempenho de seus governadores, a verdade é que o partido saiu mais derrotado do que o PT vencedor em 2010.
POLÍTICA EXTERNA
Outra grande expectativa é saber qual será a política externa adotada pelo novo governo, mais ou menos alinhada com a política norte-americana ou com o bloco da esquerda que se formou na América Latina.
Lula sempre quis ficar bem com todo mundo e não sabemos qual será o posicionamento do governo Dilma Roussef, se a política do "paz e amor" continua ou se o discurso ficará mais dura, a tendência na política externa é também de continuidade.
TIRIRICA
Por fim, se não é uma das maiores expectativas com certeza gera muita curiosidade, como será a atuação de Tiririca no Congresso Nacional, a figura foi o deputado federal mais votado da história brasileira e não parece ter uma pauta política bem definida, fica a expectativa para saber se ele será esquecido na Câmara, se ele será lembrado por suas excentricidades ou ainda se ele pode nos surpreender.
0 comentários: