Mequinho vence match contra Diego Flores
O GM Mequinho, Patrono da Liga de Xadrez, venceu match contra o GM argentino Diego Flores pela contagem de 3,5 a 2,5. O evento foi patrocinado pelo Sesc-DF e foi jogado nas dependências do Sesc de Brasília nos dias 4,5 e 6 de dezembro de 2008, todos os dias com início às 14 horas. O árbitro foi o AI Antônio Bento. No primeiro dia, foram jogadas 4 partidas de blitz, com 5 minutos para cada jogador para toda a partida. No 2° dia, foi jogada uma partida com 90 minutos para cada jogador, com 30 segundos de acréscimo em cada lance, desde o primeiro lance. No terceiro foi jogada mais uma partida pensada.
Mequinho representou o Brasil e a cidade de Taubaté, onde reside há muitos anos.
Mequinho quer voltar ao topo do mundo
Henrique Mecking, conhecido como Mequinho, nasceu em Santa Cruz do Sul, RS, em 23 de janeiro de 1952. Em 1965, quando tinha apenas treze anos de idade, ganhou o campeonato brasileiro. Por esta vitória, muitos críticos do xadrez diziam que ele seria "o próximo Fischer", já que Robert James Fischer vencera o campeonato dos Estados Unidos com quatorze. Mecking recebeu o título de (GM) em 1971, e ganhou dois interzonais, o Interzonal de Petrópolis no Rio de Janeiro, e o Interzonal de Manila nas Filipinas em 1976, ante aos melhores jogadores daquela época (Spassky, Geller, Portish, Smyslov, Polugaevsky, Keres, etc.). Estas e outras vitórias de competição deram a ele o terceiro lugar no ranking da FIDE na lista de classificação de 1977, atrás do campeão mundial Anatoli Karpov e Viktor Korchnoi. Em 1979, Mecking tentava sua terceira vitória Interzonal cons ecutiva, quando foi forçado a se retirar da competição, sendo vitimado por uma doença fatal. Os doutores deram alguns meses de vida, porém ele sobreviveu, atribuindo esse fato a um milagre de Deus que o curou.
Mecking é um católico fervoroso. Levou diversos anos para recupera-se e voltar a participar das competições. Vive no Brasil e mantém uma pontuação alta. Entretanto depois de ter superado todas as dificuldades, ele está voltando às competições de alto nível. Jogou um match em São Paulo contra o jovem mestre internacional André Diamant, vencendo-o por -o 3,5 a 0,5, e no Rio Grande do Sul enfrentou o israelense treinador da equipe de Israel Alon Greenfeld, empatando em 2 a 2. Representou as Américas recentemente na Romênia, no torneio The Kings Tournament 2008, onde lá estavam um ex-campeão mundial e dois ex-vices campeões mundiais, quando chegou a ter uma performance de 2703. Nos dias 4 ,5 e 6 de dezembro, Mequinho venceu mais um match, dest a vez contra o Grande Mestre argentino Diego Flores por 3,5 a 2,5 nas 6 partidas.
Ele tem presença confirmada no Campeonato Brasileiro de Blitz pela Internet, que será jogado no ICC (Internet Chess Club). Mequinho participou pela primeira vez do torneio Corus em Wijk ann Zee na Holanda em 1971 e retornando em 1978. Novamente está confirmada sua participação no torneio que é um dos mais fortes do mundo. O Corus Tournament B, que conta com jogadores top (Andrei Volokitin (UKR) 2659; Rustam Kasimdzhanov (UBZ) 2672; Nigel Short (ENG) 2642; Francisco Vallejos Pons (ESP) 2664 dentre outros, que acontecerá entre os dias 16 de janeiro e 1 de fevereiro.
Mequinho está em boa forma, praticando exercícios físicos constantemente, e bem de saúde, com sua alimentação natural. Está confiante e se sente bem preparado para essas competições. Seu livro Como Jesus Salvou Minha Vida da editora Loyola está na 6ª edição no Brasil, e foi publicado na Romênia e futuramente será traduzido para o Inglês com lançamento nos EUA.
0 comentários: